Nossa Missão: Plantar o amanhã

Fazemos turismo sustentável, pensando num mundo melhor, mais bonito e mais justo, para o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.

Este é o caminho que vamos continuar trilhando para garantir o que há de mais valioso nessa terra: beleza natural e a cultura de seu povo, plantando, em cada gesto, a semente do amanhã
.

Conheça Nossos Projetos

Declarada 'Patrimônio da Humanidade' pela UNESCO, a Mata Atlântica da APA Itacaré/Serra Grande – Bahia é um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do planeta.
Para ajudar a proteger esta biodiversidade, o TXAI SOCIAL patrocina dois importantes projetos para a sustentabilidade da região:
"COMPANHEIROS DO TXAI" - atende 23 famílias de pequenos agricultores da região.
"TXAITARUGA" - mais de 30 km de praia monitoradas
Desta forma está propiciando: educação ambiental, reflorestamento de espécies nativas por meio do trabalho e envolvimento da comunidade; além de monitorar e preservar espécies de tartarugas marinhas que desovam na região.
Além desses projetos, o Txai participa e apóia diversas ações que envolvam cultura, meio ambiente e sustentabilidade. Conheça algumas a seguir.

Companheiros do Txai

Em maio de 2003, o TXAI criou "Companheiros do Txai", um programa que visa auxiliar os pequenos agricultores da APA Itacaré/Serra Grande a utilizar-se dos recursos florestais da Mata Atlântica de forma sustentável, dando viabilidade econômica à região, tendo como principal parceiro o Instituto Floresta Viva.

O Companheiros surgiu da necessidade de gerar uma alternativa de renda para os pequenos agricultores, demonstrando a estas famílias que o tesouro estava no quintal de casa. Era só beneficiar estes produtos, estimular a sua produção, transportá-los e comercializá-los.

A produção é toda orgânica (condição para ser Companheiro) e grande parte é comprada pelo TXAI para servir aos hóspedes e colaboradores.
Assim nasceu a aliança entre o TXAI e as 23 famílias de COMPANHEIROS. Cada um fazendo sua parte para o benefício do todo:

COMPANHEIROS – conservando suas roças, plantando, produzindo e beneficiando
TXAI - agregando, vendendo e administrando a produção

Projeto Txaitaruga – Lugar de Tartaruga é no Mar

O Txaitaruga é um programa voltado para colaborar com a preservação das tartarugas marinhas que desovam nas praias de Itacaré e Serra Grande, no litoral sul da Bahia, e estão ameaçadas de extinção. Criado pelo Txai Resort em 2004, o projeto conta com a parceria do Tamar, da Universidade Santa Cruz (UESC) e da Track & Field.
Mais de 30 km de praias são monitoradas por técnicos do TXAITARUGA, capacitados pelo Projeto TAMAR: da praia do Sargi (Serra Grande-Uruçuca), até o costão de Itacarezinho (Itacaré),

Na costa brasileira as tartarugas começam a subir as praias para desovar em setembro e terminam em março, com os últimos ninhos nascendo em maio.

O PROJETO:

- cuida das fêmeas e de seus ninhos até a eclosão dos ovos;
- conversa com pescadores para evitar capturas acidentais;
- mantém banco de dados sobre as tartarugas;
- desenvolve oficinas nas escolas da região;
- estimula a consciência ambiental;
- convida moradores e turistas a participar.

RESULTADOS DA TEMPORADA 2007-2008
Filhotes Protegidos

Tartaruga cabeçuda 1184
Tartaruga de pente 965
Tartaruga Verde 183
Espécie não identificada 95
Total 2427
Ninhos Monitorados
Bem-sucedidos 28
Predados por animais 10
Perdidos (por erosão) 01
Total 39
RESULTADOS DA TEMPORADA 2006-2007
Filhotes Protegidos
Tartaruga cabeçuda 797
Tartaruga de pente 1118
Total 1985

Lojinha Txai Social


Desde maio de 2003, quem passa no quilômetro 42 da rodovia BA 01 (Ilhéus/Itacaré), pode ver parte deste trabalho que já rendeu muitos frutos aos pequenos agricultores da região, que hoje, além da produção de mudas nativas, frutíferas, ornamentais, hortaliças e outros; também estão produzindo belíssimos trabalhos de artesanato que estão sendo comercializados na Lojinha do TXAI SOCIAL.

Incentivo à formação e fortalecimento de Associações Locais

Em parceria com o Instituto Floresta Viva, o TXAI SOCIAL tem apoiado a Embaúba - Associação dos Produtores Orgânicos da APA Itacaré/Serra Grande, através da participação e cessão do espaço da sede do TXAI SOCIAL para a realização das reuniões e capacitação dos associados, proporcionando aos COMPANHEIROS DO TXAI (também associados da EMBAÚBA) a possibilidade de conseguirem o selo do IBD para certificação orgânica das hortaliças que produzem.

Esta parceria está dando tão certo que recebemos da ONG CARE uma encomenda de mais de 100.000 mudas de plantas nativas para reflorestamento da região e entorno, onde cada COMPANHEIRO irá receber, em média, R$ 2.500,00 pelo fornecimento destas mudas que serão entregues no mês de julho.

Feira Orgânica de Itacaré


Desde novembro de 2007, também em parceria com o Instituto Floresta Viva e a Associação EMBAÚBA (Serra Grande), acontece uma Feira Orgânica em Itacaré, com o objetivo de buscar novos mercados para que os agricultores possam desovar a produção que, a cada ano, vem crescendo mais, graças à dedicação dos ‘Companheiros’ e aos trabalhos de consultoria / assessoria dos técnicos do Txai Social e do Floresta Viva.
Através destas ações, o Txai está buscando a sustentabilidade deste programa e, principalmente, alcançando o objetivo maior que é melhorar a qualidade de vida destes pequenos agricultores, criando alternativas de renda.

Disseminação Socioambiental


No início do projeto, os COMPANHEIROS DO TXAI recebiam uma ajuda de custo denominada CSA – Compensação por Serviços Ambientais, na faixa de ½ salário mínimo.

Do ano passado para cá, este valor em dinheiro foi transformado em: cesta-básica (para garantir o mínimo de subsistência alimentar para a família) e a diferença é completada com a compra de produtos para beneficiamento das propriedades (caixa d’água, bombas, canos, mangueiras, sombrite, sementes de boa qualidade, dentre outros); ressaltando que são os COMPANHEIROS que definem as necessidades e as prioridades.


Em tese: é como se cada um tivesse uma conta-poupança onde, mensalmente, o Txai deposita ½ salário-mínimo e eles administram informando os produtos que necessitam para melhorar as roças e a produção de hortaliças, mudas, artesanato e outros.

Projetos que o Txai já apoiou


É Missão e Filosofia do Txai apoiar movimentos (sejam eles projetos ou ações pontuais), que venham semear um futuro melhor em nossa região e que estejam dentro do princípio do desenvolvimento sustentável, ou seja, de ser: ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável.
Desde 2.001, o Txai já deu apoio a diversas ações que aconteceram na APA Itacaré – Serra Grande. Confira alguma delas:

Música sem Fronteiras



Criado e organizado em 2006 pelo Txai Resort, o projeto Música sem Fronteiras mexeu com a comunidade artística de Itacaré á Serra Grande. Durante cinco dias, os maiores talentos da música local puderam ensaiar e aprender com músicos profissionais do Brasil e de Cuba. No último dia, foi realizado um grande show na praia do Rezende, com entrada franca. No espetáculo, os músicos locais selecionados subiram ao palco e puderam brilhar ao lado de grandes astros da música internacional.


Tala de Dendê

O "Instituto das Irmãs Franciscanas Missionárias Pequenas de Belém" reúne mais de 40 artesãos de Serra Grande, que trabalham em forma de cooperativa. O projeto recebeu o apoio do Txai no seu início. Hoje, boa parte da produção é vendida na Lojinha do Txai Social. O hotel também promove o artesanato utilizando-o das mais diversas formas em suas dependências.

Escola Dendê da Serra

A escola Dendê da Serra, a primeira escola pública baseada na pedagogia Waldorf da Bahia, atende hoje mais de 100 alunos com aulas de inglês, música, desenho, horta e trabalhos. O Txai colaborou e apoiou a implantação desta importante escola no Município de Uruçuca, através da cessão do espaço para a instalação das primeiras salas de aula na fazenda Carioca (km 42). Quando a escola recebeu a doação do terreno para a construção da escola onde é hoje, o Txai apoiou com materiais de construção.

Resgate da Canoa à Vela

A tradição andava meio esquecida em Itacaré. Mas bastou dar um empurrrãozinho, ou melhor, uma boa brisa, para elas voltarem a colorir o Rio de Contas. Com a bênção de Iemanjá, os ventos sopraram fortes e as Regatas Txai de Canoa à Vela foram um sucesso. A primeira, em 2002, contou com a presença ilustre do navegador Amyr Klink. A Segunda, em 2003, com a participação de 42 embarcações, teve como madrinha da regata, a atriz Camila Pitanga, escolhida pelos próprios marujos. Desde então as canoas não pararam mais de abrilhantar com suas velas de desenhos cada vez mais arrojados, as águas de Itacaré, e muita gente passou a tirar dos passeios de suas canoas, um bom reforço no balanço do mês.